Enviar para Email

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Desafio da Escola na Sociedade Atual - Ativ. em dupla - Unidade I


ESAFIO DA ESCOLA NA SOCIEDADE ATUAL

Maria de Lourdes Araujo
Gilvanete dos Santos
Um dos grandes desafios que se apresentam na realidade atual aqueles envolvidos no processo educacional, alunos, professores e gestores, diz respeito a necessidade de que a educação escolar assuma o papel de formadora das novas gerações, numa sociedade que tem a sua disposição um arsenal cada vez mais completo e complexo de recursos tecnológicos.
Se antes as informações, assim como a ciência e a tecnologia, tinham na escola seu único meio propagador, encontram nos diversos veículos midiáticos, uma forma eficaz e rápida de divulgação. Rapidez essa impossível de ser acompanhada, por exemplo, pelos livros didáticos, ainda uma das poucas ferramentas a disposição do professor em sala de aula. Isso sem contar com a própria carência de programas que incentivem a formação continuada docente, ou por falta de recursos, ou falta de oferta, o fato é que muitos educadores não tem a sua disposição, nem tampouco preparo para utilizar os mesmo recursos que os alunos tem acesso.
As escolas atuais enfrentam um desafio que há muito tempo não se desenhava, manter-se indispensável. Preparar-se para um futuro próximo de mudanças rápidas e intensas quanto as que ocorrem com o comportamento de seus alunos. Existem alunos com diferentes estilos de aprendizagem, alguns aprendem ouvindo, outros vendo, e ainda há aqueles que aprendem fazendo e interagindo. O uso da tecnologia permite a escola atender a esses diferentes estilos de aprendizagem, fazendo da escola uma ferramenta que preze pela inclusão social.
Numa sociedade cada vez mais marcada pelo hedonismo e utilitarismo fica à escola o desafio de reinventar-se do ponto de vista de seu currículo e de sua prática docente, permitindo que o aluno possa aplicar as habilidades e competências construídas ao longo de sua vivência escolar em um conhecimento que possa ser aplicado em todos os momentos do seu cotidiano.


Atividade 1.1 – Postado no dia 23 de agosto de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário