quinta-feira, 9 de junho de 2011

Atividade 1 - Santos Dumont


Comentário do vídeo da aula inicial do curso
Ao contrário do que recorrentemente imaginamos, as grandes invenções não necessariamente precisam ser fruto de mentes brilhantes, nem tampouco, são resultado imediato de um pensamento, mas são, antes de qualquer coisa, resultados de um longo processo de empenho, esforço e não desistência.
Quando embarcamos em um avião moderno, com todos os seus aparatos e infinitos botões, que nem ao menos sabemos para que servem, pensamos num determinado tipo de conhecimento que raramente teremos acesso, a sensação é de medo, alienação e pavor, especialmente porque dificilmente poderemos fazer algo que possa resolver eventuais problemas.
Ao invés de tentar conhecer minimamente a tecnologia que nos cerca, acabamos paralisados frente aqueles conhecimentos que não dominamos. Acredito que a nossa formação para a vida adulta nos condiciona a acertar sempre, e é esse medo de errar, de enfrentar aquilo que não dominamos, de enfrentar o novo que nos põe a prova constantemente, que acaba criando um muro entre nós e a tecnologia moderna. Nosso desafio então é tentar transpor esse muro, diminuí-lo, talvez seguindo o exemplo de Santos Dumont, que após cair infinitas vezes de suas invenções voadoras não desistiu, construiu sempre algo novo, remodelando e corrigindo os erros anteriores, pois são para isso que existem os erros, para nos ajudar a seguir em frente, através dos melhoramentos que nos levam aos acertos futuros.
A tecnologia atual, portanto, não deve ser encarada como um bicho de sete cabeças, mas como um instrumento importante na nossa formação profissional e também pessoal, pois só através dela poderemos nos comunicar minimamente com nossos alunos, tão atentos às novas invenções tecnológicas. Acreditamos, portanto, que este curso nos guiará na transposição desse muro que nos separa da informática e de tudo que esta pode nos oferecer, nos preparando para utilizar e lidar com as Tecnologias de Comunicação dentro e fora do ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário